O Facebook anunciou nesta terça-feira (25) que chegou a um acordo para comprar a Oculus VR, fabricante de óculos de realidade virtual, em uma transação avaliada em US$ 2 bilhões. A companhia produz o Oculus Rift, usado em games para PC.
pagamento envolve US$ 400 milhões em dinheiro e 23,1 milhões de ações ordinárias do Facebook. O acordo prevê ainda um adicional de US$ 300 milhões, em dinheiro e ações, caso algumas metas de produtividade sejam alcançadas.
A transação deve ser concluída no segundo trimestre deste ano.
Segundo o Facebook, a Oculus recebeum mais de 75 mil pedidos para fornecer kits do sistema do Oculus Rift para companhias interessadas em criar sistemas de realidade virtual. A rede social afirma que as aplicações de realidade virtual estão em estágio nascente mas já começam a extrapolar o âmbito dos games e interessa outras indústrias.
Realidade virtual
O Oculus Rift é uma das maiores apostas do mercado de videogames para os próximos anos por trazer um aparelho que é uma evolução dos óculos de realidade virtual que existia na década de 1990. Os óculos com sensor de movimentos e tela LCD de alta definição em 3D embutida arrecadou US$ 2,5 milhões em doações pelo site de financiamento coletivo "Kickstarter.
Entre quem aposta na tecnologia está a Nasa, que usa uma versão do Oculus Rift com o sensor de movimentos Kinect para treinar astronautas e controlar robôs à distância usando realidade virtual e o criador de "Wolfenstein 3D", "Doom" e "Quake", John Carmack. Ele saiu do estúdio Id Software, que ajudou a fundar, para se dedicar em tempo integral ao desenvolvimento do Oculus Rift. Gabe Newell, fundador da Valve, de jogos como "Half-Life" e "Portal" também é um forte apoiador dos óculos e seu sistema operacional SteamOS será compatível com o acessório.
Em dezembro de 2013 a Oculus VR recebeu um investimento de US$ 75 milhões para finalizar a versão comercial do equipamento. Foi a segunda rodada de injeção de dinheiro na empresa. Em junho, a empresa arrecadou US$ 16 milhões.