Motivo para queda foi a procura maior por tablets e smartphones.Período do Natal e 'Black Friday' não ajudaram setor.
A venda de PCs no Brasil durante todo 2013 teve queda de 10% em comparação com 2012, segundo a empresa de pesquisas IDC. Ao todo, foram comercializadas 13,9 milhões de máquinas.
De acordo com a pesquisa, o resultado decorre da maior procura por smartphones e tablets por parte dos consumidores.
"Os consumidores estão buscando opções mais econômicas e que, em muitos casos, figuram ao usuário uma alternativa para consumo e interação", disse Pedro Hagge, analista da IDC. Segundo Hagge, o mercado de PCs também passa por um momento de acomodação, depois de oito anos de crescimento acelerado. "Agora, o que era uma tendência [queda nas vendas de PCs] passou a ser realidade e o setor começa a viver um momento de maturidade, com oscilações mais conservadoras", disse.
Tradicionalmente forte, o período de vendas de Natal não foi suficiente para animar o mercado em 2013. Mesmo com as promoções do período e com a "Black Friday" em novembro, o mercado apresentou um recuo de 6% nas vendas no 4º trimestre, com 3,5 milhões de unidades.